Alunos do “Projeto Som+Eu” participam de aniversário de 12 anos do Centro da Música Carioca Artur da Távola/RJ

Google+PinterestLinkedInTumblr+

A Orquestra Sinfônica Som+Eu, a Orquestra de Sopros e a Orquestra de Cordas da sede de Campos Elíseos, em Duque de Caxias/RJ, se apresentam na comemoração

No próximo dia 16 de junho, às 10h, alunos da sede do Projeto Som+Eu de Campos Elíseos, em Duque de Caxias se apresentam durante comemoração do aniversário de 12 anos do Centro de Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. Se apresentam a Orquestra Sinfônica Som+Eu, com regência do maestro Joabe Ferreira, a Orquestra de Sopros, sob a batuta do maestro Gustavo Fernandes e a Orquestra de Cordas, conduzida pela professora e maestrina do grupo Fabiana Valente. A apresentação acontece no Jardim do Centro Cultural. A entrada é gratuita.

A Orquestra Sinfônica Som+Eu traz no repertório peças de Tchaikovsky, Mussorgsky, E.D’Antona, Bizet, T. Gondim, Abel Ferreira e Maestro Duda. A Orquestra de Cordas, apresenta obras de Tom Jobim, Gustav Holst, Adoniran Barbosa e The Beatles. A Orquestra de Sopro toca músicas de André Filho, Milton Nascimento e o tema da série Game of Thrones.

“A Orquestra de Sopro é um pequeno grupo formado por alunos de instrumentos de sopro e percussão do projeto Som+Eu de Campos Elíseos, Duque de Caxias. A Orquestra vem realizando apresentações baseadas na MPB e em trilhas sonoras, sempre com um cunho pop”, explica o maestro Gustavo Fernandes.

O Projeto Som+Eu em Campos Elíseos é patrocinado pela Braskem por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Projeto Som+Eu em Campos Elíseos

Criado em 2011, o Projeto sem fins lucrativos que teve sua primeira unidade no Morro da Providência, já beneficiou mais de 3000 alunos por meio de aulas gratuitas de música e formação de grupos e orquestras. Há pouco mais de dois anos, o Som+Eu conta com a unidade em Campos Elíseos e a mais nova em Ana Clara, ambas com patrocínio da Braskem, e já beneficiou mais de 700 crianças e jovens da Baixada Fluminense. Na região, o projeto conta ainda com uma ação que une música e sustentabilidade.

A Orquestra Tubônica reúne pequenos músicos que se apresentam com instrumentos feitos a partir de materiais que seriam descartados. São flautas de tubos de PVC, instrumentos de percussão feitos a partir de tambores e galões plásticos, violinos produzidos com tubos de PVC, espumas, além de instrumentos de sopros feitos com garrafas de água e o chinelofone, onde tubos e chinelos emitem sons e geram música. O serviço é gratuito, desde a matrícula, aulas, até o empréstimo dos instrumentos.

O objetivo do projeto é promover, por meio de uma ação sustentável e inovadora, a melhoria da qualidade de vida dos jovens atendidos, tirando-os, muitas vezes, de situação de vulnerabilidade social. Os responsáveis pelas crianças também são envolvidos no projeto e participam das atividades em conjunto.

Serviço:
Concerto de Aniversário de 12 anos do Centro de Música Carioca Artur da Távola
Data: 16 de junho de 2019, às 10h
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita

Fonte: Sopa Cultural

Compartilhe.

Deixe uma resposta

quinze + 19 =