Banda Filarmônica 22 de Novembro, de Paudalho/PE, comemora 166 anos

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Criada em 1852, a Banda Filarmônica 22 de Novembro comemorou seus 166 anos, no domingo (25/11), com um concerto realizado na quadra poliesportiva de Paudalho/PE. A apresentação contou a participação da Banda Filarmônica Euterpina Juvenil de Nazaré da Mata/PE e da Sociedade Musical Pedra Preta de Itambé/PE.

“A banda surgiu pela união de músicos que frequentavam a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em Paudalho, e o dia de Santa Cecília, 22 de novembro, foi escolhido para a sua criação e identificação”, explicou Luiz Gonzaga dos Santos Júnior, regente e presidente da Associação Otávio Gusmão, criada para direcionar as atividades do grupo, em 2010..

Foi na associação que Gonzaga também teve o seu primeiro contato com a música, depois procurou formação profissional, sendo atualmente, técnico em clarinete pela ETECM (Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical), Licenciado em Música pela UFPE, (Universidade Federal de Pernambuco) e atualmente estudante de técnico em regência pelo CPM (Conservatório Pernambucano de Música).

A banda tem hoje 38 integrantes, com idade entre 12 a 42 anos e além do grupo e a escola de música, a entidade conta com outras atividades, como a orquestra de frevo, Bloco Cacareco criado em 1962, banda jovem formada com alunos da escola e o Bloco Magia Lírica, criado este ano.

O nome da escola que a associação mantém é uma homenagem ao Sr. Otávio Gusmão, um dos músicos que integrou a Banda por mais tempo, “o senhor Otávio começou a participar do grupo aos 12 anos de idade e acompanhou, inclusive, a construção da sede atual, permanecendo ativo até os 86 anos”, conta o regente Luiz Gonzaga.

 

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

dezessete + 8 =