Com 24 violeiros no palco Orquestra de Violas Cultura Caipira se apresenta em show gratuito em comemoração ao aniversário de Passos

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Evento aberto ao público será no próximo dia 18 na Estação Cultura

Em celebração ao 161º aniversário de Passos/MG, a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos se apresenta em show gratuito na Estação Cultura de Passos, no dia 18 de maio, às 20h, dentro do projeto Leva Viola. O evento, aberto ao público, será na Rua da Mogiana, nº 194-234 – no bairro Coimbras.

Também haverá um workshop de violas no mesmo dia (18) na Estação Cultura, às 14h30, ministrado pelo maestro da Orquestra de Violas de Valinhos, Robson Furioso. A ação terá 2h de duração e é voltada para músicos da música sertaneja ou de raiz da cidade de Passos, que devem se inscrever no Palácio da Cultura (Praça Geraldo da Silva Maia, s/n – antigo fórum). Ao final, farão o sorteio de uma viola para os participantes.

De acordo com o Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico do município, Carlos Jorge de Paula Ribeiro, Passos é um celeiro de violeiros e músicos e promove vários eventos de música raiz, ações que a população reconhece e participa em massa. “A Administração entende sobre o poder transformador da arte na vida da comunidade, esperamos que nossa cidade seja encantada pela Orquestra”, destaca.

Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos

Sob a regência do maestro Robson Furioso, os 24 músicos manejam 21 violas caipira, um contrabaixo, uma flauta, dois violões e um berrante, mantém exclusivamente a tradição de seu repertório com a imortal música sertaneja de raiz e tem como propósito preservar e perpetuar a essência da cultura caipira. O grupo já dividiu o palco com nomes consagrados da música sertaneja de raiz, como Mazinho Quevedo, Pena Branca, Craveiro e Cravinho e Inezita Barroso.

Repertório

Para o show, prepararam um repertório de clássicos como Chalana, Boiadeiro Errante, Estrada da Vida, Eu, a Viola e Deus, Romaria, Cheiro de Relva, Saudades de Minha Terra, Menino da Porteira, Inhambu-Xintã e o Xororó, Chico Mineiro, Tristeza do Jeca, Brasil Caboclo, entre outras.

Leva Viola

Ministério da Cidadania e Furnas apresentam o projeto Leva Viola, que tem como objetivo disseminar a paixão pela música sertaneja raiz e manter a tradição da cultura caipira. A iniciativa conta com o patrocínio de Furnas, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A produção é das empresas Alpha Produções e Renovarte Produções Culturais.

Serviço:
Show Orquestra de Violas - 161º Aniversário de Passos
Local: Estação Cultura
Endereço: Rua da Mogiana, nº 194-234 - Coimbras.
Data: 18/05/2019 às 20h
Workshop de violas: 18/05 | 14h30 - Inscrições no Palácio da Cultura

Patrocínio: Furnas
Produção: Alpha Produções e Renovarte Produções Culturais
Parceria: Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico e Prefeitura de Passos

Fonte: Terra

Compartilhe.

Deixe uma resposta

3 × cinco =