João Carlos Martins apresenta o Orquestrando o Brasil, em Aguaí/SP

Google+PinterestLinkedInTumblr+

O maestro e pianista se reúne com regentes e coordenadores culturais da região para divulgar o projeto e integrar novas orquestras e bandas à iniciativa

Idealizado pelo maestro João Carlos Martins e desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, SESI/SP e FIESP, o Orquestrando o Brasil é uma plataforma digital que visa disseminar conteúdos, oferecer capacitação para regentes e músicos, além de ser uma ferramenta para a troca de conhecimento,

construindo uma relação permanente e online de suporte e informação. A plataforma dá apoio para que, a partir dos recursos humanos e físicos de cada comunidade, os envolvidos possam liderar um movimento de expansão ou consolidação da música local. Um canal de comunicação, informação e interação, que tem o objetivo de unir os músicos do país.

Mais do que uma plataforma, o Orquestrando o Brasil é um projeto de mobilização social através da música, melhorando a interlocução dos regentes e coordenadores com os poderes públicos e a sociedade, apresentando novas oportunidades de atuação e unindo os músicos em prol de uma causa única.

O projeto que já agrega 150 grupos, reunindo aproximadamente 5 mil músicos, chegará a Aguai/SP, no próximo sábado. Na ocasião, o maestro se reunirá com regentes e coordenadores da cidade e municípios vizinhos para explicar como funciona o projeto e conhecer um pouco do trabalho realizado na região.

Um dos objetivos do projeto é a valorização e reconhecimento do regente em sua própria comunidade e sempre que possível, o maestro João Carlos Martins convida os regentes locais para abrirem os concertos da Filarmônica Bachiana SESI/SP, nesse último ano foram cerca de 20 regentes convidados e em sua maioria, foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de comandarem uma orquestra profissional e de renome internacional.

A importância desse reconhecimento para os maestros em sua região muitas vezes é vital para a sobrevivência do grupo, é uma forma da sociedade perceber a importância da música e do trabalho social que ela proporciona.

Nesse fim de semana participam dos concertos da Bachiana Filarmônica SESI/SP, mais três regentes. No dia 23, em Araraquara, o maestro Robertinho Mori, da Banda Maestro João Sepe, de São Carlos, no dia 24, em Aguaí, o maestro Pedro Gomes, regente dos grupos Comunidade Musical e Orquestra COC, de Atibaia e no domingo, dia 25, o maestro Huederson Duque, da Filarmônica de Pitangueiras, abrirá o concerto da Bachiana na cidade de Mococa.

Serviço:
Encontro com o maestro João Carlos Martins
Dia: 24 de novembro
Hora: 16h30 às 17h30
Local: Auditório da Escola Joaquim Giraldi
Avenida Olinda Silveira Cruz Braga, 200 - Parque Interlagos – Aguaí/SP

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

nove + 9 =