João Carlos Martins leva o Orquestrando o Brasil para o Paraná

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Nos últimos dias 10 e 11, o maestro se reuniu com regentes, músicos e coordenadores culturais das cidades de Maringá e Londrina para apresentar o projeto Orquestrando o Brasil e conhecer o trabalho realizado na região.

Em Maringá o evento aconteceu na Associação Comercial de Maringá, mas antes do encontro o maestro João Carlos Martins teve a oportunidade de conhecer três importantes projetos de educação musical desenvolvidos na cidade.

Na companhia do secretário de cultura da cidade, Miguel Fernandes, a equipe do Orquestrando o Brasil, acompanharam a uma apresentação da Orquestra do Centro de Difusão Musical do SESC Maringá, projeto criado em 2013 e coordenado pelo regente Érico Bondezan, e que hoje atende cerca de 200 jovens de família de baixa renda, entre 11 e 14 anos.

Em seguida o maestro assistiu ao ensaio da Banda de Metais da Escola Estadual João de Faria Pioli, um dos polos do projeto Som da Banda, que atende crianças e jovens, de 7 a 18 anos, oferecendo aulas gratuitas de instrumentos de sopro e percussão.

Para finalizar a agenda, o maestro João Carlos Martins conheceu e se emocionou com a Orquestra Maringaense de Viola Caipira, um dos grupos artísticos da Prefeitura Municipal de Maringá, em atividade desde 2015.

Em Londrina, antes do encontro com os regentes e coordenadores musicais, que aconteceu na sede da Secretária de Cultura da cidade, o maestro foi conhecer o projeto a desenvolvido pela Associação Solidariedade Sempre, entidade fundada há 15 anos e que oferece aulas de instrumentos e coral para crianças e jovens carentes da cidade, de 10 a 17 anos e novamente o maestro se emocionou com o trabalho realizado por aqueles jovens e elogiou o desempenho do maestro Tiago Santos, que participa do projeto desde criança e hoje, depois de formado pela Universidade Estadual de Londrina, dirige a orquestra de iniciantes do projeto. Depois foi a vez de acompanhar uma breve apresentação do projeto Musicando na Escola Instrumental, que atende 120 crianças com oficinas musicais nas escolas públicas da cidade.

Compartilhe.

Deixe uma resposta

10 − nove =