Nova sede do Neojiba é inaugurada em Salvador/BA com apresentações de orquestras e Mateus Aleluia

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Cerimônia aconteceu nesta terça-feira (9), no Parque do Queimado, na Liberdade. Espaço deve receber mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos

A nova sede do Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) foi inaugurada na manhã desta terça-feira (9), no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador.

A cerimônia de inauguração aconteceu na sala de concerto e contou com as apresentações dos cantores compositores baianos Elomar e Mateus Aleluia, que foi acompanhado pelo maestro Ricardo Castro ao piano, além de alunos e professores do programa na apresentação.

“Uma criança não vai precisar sair da Bahia para ensaiar em uma sala de padrão internacional. A gente não tinha no Brasil, antes do Neojiba instalar essas salas musicais, uma prática musical de excelência. Então, uma criança da Bahia pode dizer que ela vai crescer com as mesmas ferramentas de qualquer criança do resto do planeta”, disse o maestro Ricardo Castro.

De acordo com o Governo do Estado da Bahia, o espaço deve receber mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. O projeto da nova sede conta com uma sala de espetáculos para música de câmara e comporta 140 pessoas

A nova sede do grupo contará com um complexo de quatro prédios históricos do Parque do Queimado. O espaço funciona em um imóvel do século XIX, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e que foi restaurado e adaptado para receber as atividades do Neojiba.

O programa Neojiba tem 12 anos de existência e faz parte de ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). A iniciativa já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens.

A Orquestra Juvenil da Bahia, do Neojiba, finalizou a cerimônia com o hino ao Dois de Julho na área externa do Parque do Queimado.

Fonte: G1

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

2 × três =