Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos abre o Festival ODIA Junino/PI

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Evento contará com apresentações artísticas e ainda uma competição de quadrilheiros na 10ª edição do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas

Theresina Hall vai se transformar no palco oficial da maior celebração da cultura regional do Piauí. Na próxima quinta-feira, dia 20, tem início o I Festival ODIA Junino. O evento, resultado de uma parceria entre o Sistema ODIA de Comunicação e a Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas – Fepiq, contará com apresentações artísticas e ainda uma competição de quadrilheiros na 10ª edição do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas.

A abertura do I Festival ODIA Junino acontece com uma apresentação da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos, um projeto da Prefeitura de Teresina, desenvolvido através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC). O grupo é uma homenagem a um dos maiores acordeonistas do País: José Domingos de Moraes, mais conhecido como Dominguinhos.

Criada em 2013 por Lázaro do Piauí, e sob regência do maestro Ivan Silva, a Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos conta com acordeonistas, percussionistas e baixista que dão vida a arranjos musicais que homenageiam compositores da região nordeste, mesclando com elementos da música erudita. Atualmente a orquestra se apresenta em diversas regiões do Nordeste, participa e organiza festivais de música e tem se tornado destaque no cenário musical.

“O objetivo da orquestra é manter a cultura nordestina através da safona que é um ícone da cultura brasileira no Nordeste. O ideal, quando criamos a orquestra, é que ela fosse formada a partir de uma base técnica, que tivessem aulas para então formar o grupo. Mas como a gente tinha pressa, reunimos os sanfoneiros já veteranos da cidade para a orquestra. Depois disso já tiveram início as aulas, levando a formação de uma nova geração de sanfoneiros”, comenta o maestro Ivan Silva.

Ao todo 20 músicos, entre sanfoneiros de Teresina, Campo Maior e União, formam a Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos. Ivan conta que a agenda de apresentações segue uma rotina de eventos promovidos pela prefeitura. Nesse período junino, o número de shows aumenta consideravelmente. “A gente recebe bastante solicitação nesse período. O repertório é todo baseado nesse gênero musical regional, como o forró de Luiz Gonzaga”, acrescenta o maestro.

O festival

Depois da abertura, a festa continua, no ODIA Junino, ao longo dos próximos dias. Com uma super estrutura, o evento recebe apresentações de quadrilhas, expositores e ainda praça de alimentação, oferecendo uma variedade de comidas típicas. Toda a magia junina levada para o festival será transmitida para o público pelas plataformas que integram o Sistema ODIA: portal, rádio, TV e jornal.

“É o evento oficial da competição de quadrilhas, é o que está credenciado junto à Fepip. Serão quatro dias que serão levados para as quatro plataformas do Sistema ODIA. Teremos flashs ao vivo na TV, na FM ODIA, além de um material especial no Jornal ODIA e no Portal ODIA”, explica Alberto Moura, diretor de marketing do Sistema ODIA.

As apresentações dos quadrilheiros no evento integram a 10ª edição do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas. A competição acontece ao longo dos dias de realização do ODIA Junino. Na primeira classificatória, sete quadrilhas se apresentam em cada uma das três primeiras noites. Destas, apenas nove chegarão a grande final, que acontece no dia 23 de junho, no encerramento do evento.

A Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas conta com mais de 100 quadrilhas filiadas. Para o festival, a expectativa é que cerca de 40 grupos se apresentem ao público. O grupo que levar o título representará o Piauí no Nordestão, o maior festival regional de quadrilhas, enquanto o segundo colocado se classifica para o Concurso Nacional de Quadrilhas, em Brasília.

Fonte: Portal O Dia

Compartilhe.

Deixe uma resposta

treze + 19 =