Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta concerto gratuito em Brasília/DF

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Schubert e Bártok são os músicos homenageados pela banda comandada por Claudio Cohen

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro realiza mais um concerto gratuito no Cine Brasília. Hoje (13/8), os instrumentistas homenageiam as obras do húngaro Béla Bártok e do austríaco Franz Peter Schubert sob a regência do maestro Claudio Cohen. A apresentação está marcada para às 20h.

Os dois compositores passaram por tragédias durante a trajetória musical e o reconhecimento artístico chegaria anos depois da morte. Cohen conduz a Sinfonia nº 8 Inacabada, de Schubert, que contém apenas os dois primeiros movimentos em 25 minutos de duração.

“O primeiro inicia-se com lenta introdução nos violoncelos e contrabaixos. O tema inicial é primeiramente executado pelo oboé e clarinete, enquanto o segundo grupo temático abre com bela melodia nos violoncelos, respondida pelos violinos”, explica o maestro, em termos técnicos.

O Concerto para Orquestra, de Bártok, surge após o intervalo. Com 40 minutos de duração, traz três períodos bem definidos dentro da composição, refletindo os períodos extrovertidos, severos e fúnebres da vida do músico.

Serviço:
Sinfônica do Teatro Nacional traz Schubert e Bártok
Cine Brasília (107 Sul). Terça-feira (13/8), às 20h. Apresentação 
da Sinfonia nº 8 Inacabada, de Schubert e do Concerto para Orquestra, 
de Bártok. Entrada franca sujeita à lotação (acesso a partir de 19h30).

Fonte: Correio Brasiliense
Compartilhe.

Deixe uma resposta

dez − dez =