Orquestrando o Brasil já chegou ao Ceará

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Na terra natal do maestro Eleazar de Carvalho, um dos mais importantes maestros brasileiros e referência mundial em música clássica, o projeto Orquestrando o Brasil já conta com grupos nas cidades de Croatá e Pindoretama.

A Orquestra de Sopros de Pindoretama foi criada em 1999 com o objetivo de incluir socialmente crianças e adolescentes, alunos das escolas públicas do município através da música. A orquestra-escola conta atualmente com 200 crianças e adolescentes e ao passo que vão atingindo a maioridade, os músicos saem para o campo profissional e as novas vagas são ocupadas pelos alunos da escola de iniciação musical.

Nessas quase duas décadas, o grupo já representou o Brasil em festivais internacionais e este ano foi contemplado com recursos do projeto Criança Esperança, que possibilitará a contratação de mais professores na escola de música e ampliar as vagas para novos alunos. “A escola de música da Orquestra de Sopro de Pindoretama é o maior programa de formação musical com instrumentos de sopro no estado do Ceará”, afirma o regente e fundador da Orquestra, Arley França.

Hoje o estado cearense tem mais de 200 bandas, sendo que 160 delas estão ativas e as outras estão em processo de reativação e nos últimos cinco anos têm surgido muitas orquestras infanto-juvenis, contudo o estado tem algumas demandas, como a necessidade de uma maior capacitação técnica. “Há carência de uma melhor orientação de metodologia e de formação de orquestra em todo o estado do Ceará”, argumentou o maestro Arley França, reforçando que o Orquestrando o Brasil poderá ser muito útil neste contexto.

“O Orquestrando o Brasil, vem para somar, inclusive, nos dá uma nova perspectiva com a experiência do maestro João Carlos Martins, não só na área artística, mas também na questão da gestão. Portanto, fazer parte dessa rede fortalece as ações que estão sendo realizadas aqui no Ceará, no sentido de potencializar as orquestras, as músicas de concerto”, concluiu Arley.

Compartilhe.

Deixe uma resposta

nove − 5 =