Trilhas de Harry Potter, Frozen e Sítio do Picapau Amarelo: concerto leva música a alunos de escolas públicas de Porto Alegre/RS

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Apresentação ocorreu na 19ª edição dos Concertos Banrisul para Juventude e reuniu centenas de estudantes no Theatro São Pedro, em Porto Alegre/RS

Durante o solo de um dos violinistas da Orquestra de Câmara, Pedro, seis anos, mexia as mãos no ritmo do instrumento — que o menino apontaria mais tarde como seu preferido, dentre todos que conheceu na tarde desta terça-feira (4). Assistindo à apresentação de metais, acompanhou a trilha que remete a corridas de cavalo sacudindo freniticamente a cabeça. Quando da demonstração da bateria, ele e os coleguinhas imitaram o som batendo os pés, tentando balançar o chão do Theatro São Pedro, em Porto Alegre/RS.

— Pelo comportamento deles, dá para ver o quanto gostaram — comentou, ao final, Tatiane Conter, professora da escola municipal de Alvorada onde o menino estuda. — Isso aqui é um mundo completamente diferente para eles. Muitos não teriam condições de vir aqui.

A aula que ele e mais de mil crianças de escolas públicas tiveram nesta terça, pela manhã e à tarde, fez parte da 19ª edição dos Concertos Banrisul para Juventude. O objetivo foi apresentar-lhes a música orquestral, erudita e contemporânea em uma espécie de recital didático realizado pela Orquestra de Câmara Theatro São Pedro.

O regente Evandro Matté ensinou o nome dos instrumentos, contou algumas curiosidades, e os alunos puderam escutar o som de cada um separadamente, seguido de apresentações da orquestra completa. Tudo mesclado com momentos de risada, provocadas por um fantoche de cachorro falante.

Temas de Harry Potter, do Sítio do Picapau Amarelo, dos Flintstones e outros desenhos e filmes conhecidos pelas crianças fizeram parte do repertório. A julgar pelo coro em que se transformou a plateia, o ponto alto foi a apresentação do tema da animação Frozen, com participação da cantora Elisa Lopes vestida de princesa Elsa.

— Quando eles participam, é muito prazeroso, porque a gente sabe que estão compreendendo e aproveitando. A música provoca essa reação instantânea — relata André Munnari, maestro assistente.

Matté acrescenta que esse evento já tradicional desperta em crianças o interesse pela música. Algumas chegam a demonstrar vontade de tocar algum instrumento após assistirem ao concerto.

As inscrições para as duas apresentações do mês de agosto estarão abertas a partir de 24 de junho. Os encontros irão ocorrer no dia 6, às 10h e 15h, com 500 vagas para cada concerto. As escolas públicas interessadas em participar do projeto devem se cadastrar pelo site da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro.

Fonte: Gaúcha ZH

 

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

catorze − oito =